Monday, November 26, 2007

Marcando em Cima


Resolvi meter a colher num assunto que me faz pensar.Apesar de debater sobre isso com ares de profissional e ate arriscar uns termos tecnicos, nao tenho formacao nenhuma para palpitar.Porem como amadora curiosa que sou, la vou eu...
Sempre reparei no mundo das marcas, no jeito como elas nos influenciam, nos valores que elas tentam passar, enfim nessa enterna conquista do consumidor.Me chama a atencao como uma marca pode ter uma conotacao, dando identidade a uma empresa e provocando em nos- vitimas ou alvos- sentimentos variados.

Ja vi a dona de casa que so compra a marca de limpeza tal, por acreditar e confiar que aquela limpa melhor, tenho uma amiga que se sente segura usando uma marca conhecida mesmo que seja uma blusinha branca simples que so ela saiba de onde vem.Tem um outro que arranca todas as etiquetas aparentes de suas roupas.Tem a outra que morre para conseguir um objeto todo pintado com logos bem visiveis.

Eh curioso que a marca, assim como uma pessoa, nos faz realizar um juizo de valor que pode ser vazio de racionalidade.Ja viu alguem dizer: ihhhh eh de tal familia, entao nao presta! O mesmo acontece com a marca: ihhhh pode ate ser um produto novo, mas se eh dessa marca ruim nem vou provar! E o oposto tambem se verifica.
No auge de meu amadorismo ate me arrisco a dizer que no futuro ( ja presente), ganhara o mercado aquele que trabalhar bem a sua marca.E defino tarbalhar bem, como direcionar a marca ao alvo certo, ter um objetivo.A marca tem que ser como o personal trainer, a cara do dono! Reafirmo que ganhara o mercado quem tiver uma marca forte pois num mercado globalizado todo mundo tem acesso a mesma tecnologia, as mesmas informacoes e aos mesmos fornecedores ( The world is flat, baby!).

Chega-se ao ponto em que a marca eh o que agrega valor ao produto.Tomemos o exemplo de um jeans de qualidade.Suponhamos que eu queira produzir um jeans com o maximo de qualidade possivel e isso me custara 300 reais.Se a marca famosa tambem produzir um jeans que possua o maximo de qualidade disponivel no planeta, ela podera no maximo gastar 300 reais, como eu. Entao porque o jeans dela custa 1000 e o meu 800?Esta ai o valor da marca determinando o preco.

Mas como toda realacao, a construcao de uma marca tem sua beleza.Nao eh bom confiar numa marca?Confiar que podemos ir nessa cadeia de restaurantes que vamos comer bem e sermos bem atendidos.A marca nos traz seguranca, especialmente em territorio desconhecido.

Uma amiga que se mudou da Alemanha para a mesma cidade que eu, me contou que precisava cortar os cabelos e que escolheu certo lugar porque sabia que era um Instituto Aveda, ou seja, os profissionais eram bem treinados.Assim ela estaria segura de que se seu cabelo nao ficasse maravilhoso, pelo menos nao ficaria um desastre.Eh para isso que uma marca e existe e por isso nos cobra, as vezes mais e as vezes menos.

E para quem se interessar, um amigo desenvolve um trabalho bem legal na area: http://www.flaviohenning.com.br/

PS: Depois de escrever esse texto, me pergunto:Sera que estou andando muito com esse pessoal de design, hein?

PS2: Amigos designers, voces estao criando um monstro!Continuem alimentando minha curiosidade com o conhecimento de voces, que eu adoro!!

4 comments:

Tatá said...

Cheguei a conclusão que em épocas de economia, minha marca preferida é a mais barata. Eis a vantagem da crise: Descobrir algo bom que nunca descobriria se não fosse a contenção dos gastos.

Vc anda mais sumida que eu. Some não, eu gosto muito daqui!

Bjs

Love, Ink said...

nao tem jeito, querida, vc AMA a gente!!!!

Anonymous said...

assunto pertinente, como sempre, mas o que me intrigou mesmo foi aquela foto: me lembrou um teatro de fantoche, onde alguem manipula as varetinhas com as marcas, enquanto a plateia hipnotizada vai so dizendo sim com a cabeca, com as pupilas em espiral e babando um pouquinho. quem quer o novo ipod mesmo? rs....

Anonymous said...

Regina, obrigado pela indica�o do meu site. Gostei muito do seu texto, bem que Aninha fala que voc� tem uma voca�o escondida...ehehe. Fl�vio